ASSOCIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO VALE DO AVE

A personalidade jurídica da FORAVE, os seus princípios e os objetivos de entreajuda e cooperação consagrados nos seus estatutos, são um exemplo de sucesso, inspirador do princípio que rege o Ensino Profissional e aquele que deve ser o Projeto Educativo de uma Escola Profissional pensado à medida do território e das suas necessidades sócio económicas.

Desde a sua criação, a FORAVE assumiu a forte Visão dos seus associados fundadores e tornou-se uma força local viva que tem colocado à disposição da comunidade oportunidades de formação e qualificação profissional, contribuindo para a empregabilidade de jovens e adultos e para a capitalização dos recursos humanos das empresas.

Sendo uma Associação sem fins lucrativos, a FORAVE presta um serviço educativo e formativo gratuito, financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Governo Português e conta, ainda, com o apoio das empresas associadas que contribuem para o desenvolvimento e atualização tecnológica da Escola, garantindo-lhe as melhores condições de formação profissional, nas áreas de Gestão, Automação e Eletrónica, Mecatrónica, Manutenção Industrial e Transformação de Polímeros.

O Projeto Educativo da FORAVE, tem atraído muitas empresas, tornando-se algumas associadas e excelentes parceiras no que tem sido o desenvolvimento, crescimento e reconhecimento da FORAVE. No presente, conta 26 associadas, empresas de grande referência, representativas de setores de atividade prioritários e de forte contributo económico e social na região, tais como, o setor automóvel, a metalomecânica, a injeção de plástico e o têxtil.

O alinhamento da oferta formativa da FORAVE com a indústria local tem sido um fator diferenciador da sua especialização formativa e um forte indicador da sua pertinência, pela elevada empregabilidade dos seus diplomados.

Ao longo dos 33 anos da sua existência a FORAVE tem feito um percurso memorável, no que diz respeito a confiança conquistada junto das empresas pelo reconhecimento da qualidade dos técnicos que forma, que em muito se deve ao envolvimento das empresas, à sua relação de proximidade, à sua participação nos órgãos de Direção e ao envolvimento no processo formativo, sempre numa perspetiva de reunir as melhores condições tecnológicas, físicas e sociais para que toda a comunidade se sinta motivada no cumprimento dos seus deveres e responsabilidades profissionais e académicas.

A necessidade de prevenir o futuro levou a FORAVE a pensar um novo projeto de raiz à altura dos desafios que irá enfrentar com a transição digital, com as necessidades da indústria 5.0 e com a Escola do século XXI que obteve a aprovação de todos os associados, a anuência do Município de V.N. de Famalicão, que comparticipará com a cedência do terreno e a colaboração no projeto de arquitetura e obteve o financiamento excecional no valor de 2 Milhões de Euros, da Continental.

Anteriormente, a FORAVE já tinha registado uma colaboração igualmente distintiva e inédita, da associada Polopiqué, com o financiamento de uma turma de Manutenção Industrial, no valor de 350 Mil euros.

A vida escolar contempla outras ações e programas apoiados pelas empresas associadas através da Mentoria como o Programa de Mérito e Distinção que motiva os alunos para a excelência escolar; o Clube de Robótica que reforça a orientação vocacional para a programação, automação e robótica; a Ação ValorPneu que permite sensibilizar e envolver os alunos nos princípios da sustentabilidade ambiental, da economia circular e na formação para a cidadania responsável e ativa; as dinâmicas de Job shadowing, formação on the job, visitas de estudo, palestras e workshops que catalisam as aprendizagens e contribuem para o desenvolvimento do perfil profissional à saída da escolaridade obrigatória; a  H.O.M.E, modelo pedagógico diferenciador cujos principais parceiros são as empresas associadas da FORAVE; o investimento tecnológico para promover as melhores condições de aprendizagem para os alunos e que tem permitido apetrechar e criar laboratórios com tecnologia de ponta e a partilha de know-how e a disponibilidade para colaborar em ações de formação e no desenvolvimento de projeto permitindo oportunidades aos docentes e alunos de atualização constante de conteúdos tecnológicos.

O ano letivo, que agora termina, foi mais um avanço neste processo imparável que é o Ensino Profissional ao dispor de uma comunidade, que se complementa em torno de um Projeto participado por todos os stakeholders, com o sentido de responsabilidade e compromisso único de ser ESCOLA para a vida.
 

» Entreposto Lidl, Santo Tirso
» Muroplás, Trofa
» Lipor, Gondomar
» Clube de Golf de Braga, Braga
» Palácio da Bolsa, Porto
» Resinorte, polo de Riba de Ave
» Centro Ciência Viva, Guimarães
» Alunos finalistas estagiam em Espanha e Itália
» Laboratórios do Pense Indústria do CITEVE
» Final Regional do Concurso Isto é Uma Ideia IoT
» Turma de Polímeros/Gestão em atividade ERASMUS +
»ATEC promove workshops para alunos de Automação 
» FORAVE participa na Dinamização da 9ª Conferência Innotecs
» Formação sobre Segurança Industrial e Ambiente na Continental Mabor
» Alunos finalistas participaram no Open Day da EGI da Universidade do Minho
» Staff da FORAVE em formação em ERASMUS + na República Checa
» FORAVE TechBootCamp Continental
» FORAVE TechBootCamp Zeitreel
» O Coração da FORAVE
» Brainstorming de Ideas para as PAP 2024
» Atividade Laboratorial - Analisar a Qualidade da Água do Rio Ave
» Lean Manufacturing - Minimizing Waste V Maximizing Productivity
» Alunos de Gestão e Polímeros encontram solução para projeto de Melhoria de Processo da C-ITA
» Serviços Clínicos da Continental Mabor dinamizam palestra sobre Comportamentos Aditivos
» Ação de Sensibilização do Consumo da Água da Torneira
» FORAVE aborda a temática Sexualidade no Namoro
» “Market…ing” - palestra dinamizada por André Vieira de Castro
» Alunos reservam dia para atividade ao ar livre, Monte Córdova, Santo Tirso
» Alunos do Curso de Transformação de Polímeros em Formação na Empresa Forma 3D
» Oficinas de Empreendedorismo dinamizadas pela ANESPO 
» AEBA dinamiza palestra sobre Empreendedorismo
» Professoras Italianas em Job Shadowing 
» C-ITA desafia alunos de Gestão e Polímeros para projeto de Melhoria de processo
» Realiza simulacro com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Famalicão
Copyright © 2021 FORAVE- Escola Profissional, Todos os direitos reservados.
Instagram
Facebook
LinkedIn
Website
Quinta da Serra | Apartado 5032
4760-803 Lousado
Vila Nova de Famalicão

 

Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço. Caso pretenda remover os dados da sua subscrição Clique Aqui  Versão Web