A personalidade jurídica da FORAVE, os seus princípios e os objetivos de entreajuda e cooperação consagrados nos seus estatutos, são um exemplo de sucesso, inspirador do princípio que rege o Ensino Profissional e aquele que deve ser o Projeto Educativo de uma Escola Profissional pensado à medida do território e das suas necessidades sócio económicas.
Desde a sua criação, a FORAVE assumiu a forte Visão dos seus associados fundadores e tornou-se uma força local viva que tem colocado à disposição da comunidade oportunidades de formação e qualificação profissional, contribuindo para a empregabilidade de jovens e adultos e para a capitalização dos recursos humanos das empresas.
Sendo uma Associação sem fins lucrativos, a FORAVE presta um serviço educativo e formativo gratuito, financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Governo Português e conta, ainda, com o apoio das empresas associadas que contribuem para o desenvolvimento e atualização tecnológica da Escola, garantindo-lhe as melhores condições de formação profissional, nas áreas de Gestão, Automação e Eletrónica, Mecatrónica, Manutenção Industrial e Transformação de Polímeros.
O Projeto Educativo da FORAVE, tem atraído muitas empresas, tornando-se algumas associadas e excelentes parceiras no que tem sido o desenvolvimento, crescimento e reconhecimento da FORAVE. No presente, conta 26 associadas, empresas de grande referência, representativas de setores de atividade prioritários e de forte contributo económico e social na região, tais como, o setor automóvel, a metalomecânica, a injeção de plástico e o têxtil.
O alinhamento da oferta formativa da FORAVE com a indústria local tem sido um fator diferenciador da sua especialização formativa e um forte indicador da sua pertinência, pela elevada empregabilidade dos seus diplomados.
Ao longo dos 33 anos da sua existência a FORAVE tem feito um percurso memorável, no que diz respeito a confiança conquistada junto das empresas pelo reconhecimento da qualidade dos técnicos que forma, que em muito se deve ao envolvimento das empresas, à sua relação de proximidade, à sua participação nos órgãos de Direção e ao envolvimento no processo formativo, sempre numa perspetiva de reunir as melhores condições tecnológicas, físicas e sociais para que toda a comunidade se sinta motivada no cumprimento dos seus deveres e responsabilidades profissionais e académicas.
A necessidade de prevenir o futuro levou a FORAVE a pensar um novo projeto de raiz à altura dos desafios que irá enfrentar com a transição digital, com as necessidades da indústria 5.0 e com a Escola do século XXI que obteve a aprovação de todos os associados, a anuência do Município de V.N. de Famalicão, que comparticipará com a cedência do terreno e a colaboração no projeto de arquitetura e obteve o financiamento excecional no valor de 2 Milhões de Euros, da Continental.
Anteriormente, a FORAVE já tinha registado uma colaboração igualmente distintiva e inédita, da associada Polopiqué, com o financiamento de uma turma de Manutenção Industrial, no valor de 350 Mil euros.
A vida escolar contempla outras ações e programas apoiados pelas empresas associadas através da Mentoria como o Programa de Mérito e Distinção que motiva os alunos para a excelência escolar; o Clube de Robótica que reforça a orientação vocacional para a programação, automação e robótica; a Ação ValorPneu que permite sensibilizar e envolver os alunos nos princípios da sustentabilidade ambiental, da economia circular e na formação para a cidadania responsável e ativa; as dinâmicas de Job shadowing, formação on the job, visitas de estudo, palestras e workshops que catalisam as aprendizagens e contribuem para o desenvolvimento do perfil profissional à saída da escolaridade obrigatória; a H.O.M.E, modelo pedagógico diferenciador cujos principais parceiros são as empresas associadas da FORAVE; o investimento tecnológico para promover as melhores condições de aprendizagem para os alunos e que tem permitido apetrechar e criar laboratórios com tecnologia de ponta e a partilha de know-how e a disponibilidade para colaborar em ações de formação e no desenvolvimento de projeto permitindo oportunidades aos docentes e alunos de atualização constante de conteúdos tecnológicos.
O ano letivo, que agora termina, foi mais um avanço neste processo imparável que é o Ensino Profissional ao dispor de uma comunidade, que se complementa em torno de um Projeto participado por todos os stakeholders, com o sentido de responsabilidade e compromisso único de ser ESCOLA para a vida.
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