|
se não consegue visualizar corretamente esta página,
clique aqui. |
|
FORAVE – ESCOLA PROFISSIONAL COM DIMENSÃO EUROPEIA
Nunca a FORAVE esteve tão integrada numa sociedade europeia, comprometida na participação de uma cidadania global com a consciência responsável da importância da multiculturalidade e do respeito pela diversidade.
Em 2003, a FORAVE lançou-se nos primeiros projetos Europeus, que possibilitaram a realização de programas de intercâmbio, estágios e formação profissional envolvendo os seus alunos e staff e permitiram o desenvolvimento de competências, no domínio do multilinguismo e do desenvolvimento profissional, pessoal e social.
Formar jovens cada vez mais tolerantes e com uma maior consciência intercultural e europeia; permitir a cooperação e a partilha de boas práticas e de práticas pedagógicas, a nível europeu, entre sistemas de ensino e de formação, e possibilitar o aperfeiçoamento de conhecimentos, competências e qualificações técnicas, facilitando a empregabilidade e a participação no mercado de trabalho europeu, são os grandes objetivos que têm motivado a FORAVE a manter uma atividade e uma presença regular na Europa e nos programas ERASMUS +.
Todos estes objetivos têm sido alcançados, ao longo de 14 anos, em cooperação com escolas, universidades, centros de formação e outras instituições ligadas ao ensino, de 23 países europeus, desenvolvendo projetos com temas tão diferentes quanto a cultura e tradições europeias, a participação ativa da sociedade no ensino profissional, o racismo e as minorias na educação, o consumismo na adolescência, o abandono dos idosos, a melhoria da qualidade no ensino, as expectativas para o futuro, a diversidade e multiculturalidade na Europa e a integração no mundo do trabalho.
A FORAVE tem tido um forte apoio por parte dos seus parceiros, associações, empresas e autarquia locais, que pretendendo acompanhar este espírito Europeu têm colaborado na concretização de trabalhos, reuniões, atividades e demonstrado disponibilidade e interesse pelos temas dos projetos.
|
|
|
|
Procurando dar resposta a algumas temáticas relevantes para a comunidade escolar, a FORAVE está, no corrente ano letivo, a desenvolver CINCO NOVOS PROJETOS, tendo novos temas sido trabalhados, em reuniões realizadas em Lousado e V.N. Famalicão, durante a primeira quinzena de fevereiro.
A captação de alunas para os cursos STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e a consequente presença de um maior número de trabalhadores do género feminino nas empresas, tentando acabar com o estereótipo de que existem trabalhos para homens e outros para mulheres, foi o tema dos trabalhos partilhados, a 6 e 7 de fevereiro, com escolas e organismos públicos da Holanda, Finlândia, Reino Unido, Roménia, Eslovénia e Estónia no âmbito do projeto GIRLS TECH. Com a participação de representantes de escolas profissionais, centros de formação, universidades, associações, autarquia local e empresas portuguesas, conclui-se que a questão da igualdade de oportunidades, a promoção da diversidade e, consequentemente, o fim dos estereótipos devem ser trabalhados precocemente nas escolas, desenvolvendo-se assim estratégias de motivação e atração do género feminino para as STEM.
saber mais »
Entre 8 e 9, a FORAVE recebeu a primeira reunião de direção da ASSOCIAÇÃO INNOTECS (INTERNATIONAL ORGANISATION OF TECHNICAL SCHOOLS), da qual é membro fundador, que tem como principal objetivo a criação de uma rede internacional de parceiros focada no ensino profissional e no ensino superior técnico, capaz de enfrentar os novos desafios do mercado de trabalho europeu. A associação, que atuará sob a alçada da EUproVET, tendo por isso uma forte ligação a Bruxelas, conta já com associados de Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Itália, Finlândia, França, Eslovénia e Holanda, e possibilitará a ligação à plataforma Praxis, a primeira plataforma digital portuguesa a disponibilizar estágios para todos os níveis de educação.
saber mais
Com escolas da Roménia, Suécia, Noruega e Itália, o tema debatido, no âmbito do projeto TEACHNOLOGY IN EDUCATION, foi a utilização das novas tecnologias, e particularmente da tecnologia 3D, na sala de aula de forma a desenvolver estratégias que tornem as aulas mais dinâmicas e estimulantes. De 12 a 17 de fevereiro, professores e alunos discutiram o tema, participaram em aulas e workshops, com recurso a dispositivos móveis e apps educativas, e realizaram uma visita de estudo à TecMinho, entidade de apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias/produtos/processos, e respetiva ponte de ligação às empresas, e à conceção e implementação de atividades de educação e formação; e ao engageLab onde contactaram com a mais recente pesquisa em termos de interação entre objetos lúdicos/tecnologia e educação.
saber mais »
|
|
|
Até ao final do ano letivo, realizar-se-ão ainda reuniões relativas aos projetos EVERY CHILD MATTERS-REFUGEES AND IMMIGRANTS IN EDUCATION, no qual o tema dos refugiados e migrantes, e a sua integração nos países de acolhimento, será trabalhado com parceiros da Turquia, Reino Unido, Itália e Grécia; e ECWORK - ECVET FOR WORK-BASED LEARNING que tem por base a operacionalização do sistema ECVET, ou seja validação e o reconhecimento das competências e conhecimentos profissionais adquiridos em diferentes países e sistemas, e que é desenvolvido com parceiros da Croácia, Grécia, Espanha e Chipre.
MARÇO 2017
GRÉCIA - 3 professores Formação de staff ECVET - European Credit System for Vocational Education and Training
ITÁLIA - 3 alunos e 2 professores Reunião Every Child Matters-Refugees and Immigrants in Education
NORUEGA - 4 alunos e 2 professores Reunião Teachnology in Education
ABRIL 2017
ESTÓNIA - 2 professores Reunião Girls Tech
MAIO 2017
ESLOVÉNIA - 2 professores Reunião Girls Tech
GRÉCIA - 3 alunos e 2 professores Reunião Every Child Matters-Refugees and Immigrants in Education
JUNHO 2017
GRÉCIA - 2 professores Reunião Every Child Matters-Refugees and Immigrants in Education
AGOSTO A DEZEMBRO 2017
LIVERPOOL - 10 alunos finalistas Estágio Adquirir Competências para a Vida
LIVERPOOL - 2 professores Job shadowing Adquirir Competências para a Vida
|
|
|
|
|
Escola Profissional Forave Quinta da Serra Apartado 5032 | 4760-683 - Lousado
tel.+351 252 416670/713 | fax.+351 252 416787 |
|
|
|
|
|
|
|
{unsubscribe} cancelar subscrição {/unsubscribe} |
|
|
|
|
| | | | | | |