Foi uma verdadeira semana europeia a vivida na FORAVE, entre 24 e 28 de maio, com várias atividades ERASMUS + a decorrerem paralelamente.

A semana começou com a Mobilidade Virtual “Body witnesses everything!”, do projeto “Friendship is In, Cyberbullying is out!”, durante a qual a turma TEAC 20 partilhou os trabalhos realizados nas aulas de Integração, Português e Inglês. Para além desta partilha, os alunos participaram ainda em webinars sobre os aspetos e as consequências legais do cyberbullying, atividades de karaoke e de desenho, e de partilha de opiniões e sentimentos sobre situações de cyberbullying.

“Build a bridge between European Nations” foi o projeto que envolveu a turma TTPMI20 numa Mobilidade Virtual em que a música, como elo de ligação entre de povos e culturas europeias, foi o tema principal dos trabalhos apresentados pelos alunos. Ainda no âmbito desta mobilidade, a psicóloga escolar partilhou, com os parceiros da Bulgária, Polónia, Espanha e Itália, uma apresentação sobre a orientação vocacional desenvolvida na escola com os alunos finalistas dos cursos CEF e dos cursos de nível 4.

Nesta mesma semana, a FORAVE acolheu três professores da escola IES Tegueste, de Santa Cruz de Tenerife, para um período de Job Shadowing. Os parceiros espanhóis participaram em aulas na FORAVE e na Escola Secundária D. Sancho, visitaram as empresas Injex-Pinheiro De Lacerda, Lda., Perfil Cromático, Jocolor, AF Azevedos e Forma 3D, e o CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, de V.N. Famalicão.

Ainda durante esta semana, tiveram lugar as reuniões de coordenadores dos projetos “Shape de future teacher” e “We R Open – An educational approach for digital upskilling of Teaching, Managerial and Administrative staff of VET Schools“, durante as quais se fez o balanço das atividades realizadas e se planeou o trabalho e as mobilidades a realizar até ao início do próximo ano letivo.

Por fim, dois elementos do staff da escola participaram na Mobilidade Virtual do projeto “WaTT in STEaM”, durante a qual escolas da Finlândia debateram com os parceiros de Portugal, Holanda, Bélgica, Itália, Islândia e Alemanha as razões da escassez de professores do género feminino nas áreas técnicas do ensino técnico e profissional, nomeadamente para a área de estudos STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), e partilharam as suas boas práticas no o processo de formação e qualificação de professores do ensino profissional.

Gostaríamos de deixar o nosso agradecimento a todos os parceiros que colaboraram no enriquecimento do plano de atividades, em especial ao MadeIN de Famalicão que contribuiu para a divulgação do tecido empresarial e do desenvolvimento tecnológico do Concelho, através da agilização de visitas para os parceiros Europeus de Tenerife e de las Palmas que estarão de visita à FORAVE na semana de 31 de maio a 4 de junho.