Apesar de, durante todo o primeiro período, a situação epidemiológica do novo Coronavírus ter obrigado ao adiamento de intercâmbios com diversas escolas europeias, de estágios de alunos finalistas, de ações de formação para docentes e alunos e de participações em conferências, o trabalho desenvolvido com os parceiros europeus, no âmbito dos projetos ERASMUS +, não parou e os alunos e staff da FORAVE partilharam online os seus trabalhos e boas práticas.

A par da participação nas conferências anuais das associações INNOTECS- International Network of Technical Schools e EUROSCHOOLNET2000, a FORAVE organizou, como membro da direção da INNOTECS, o webinar "How are VET schools coping with COVID19 crisis?", convidando escolas profissionais da Grécia, Itália e Finlândia a partilharem as suas boas práticas relativamente ao desenvolvimento de aulas e estágios e à realização de projetos técnicos em tempos de pandemia."How are VET schools coping with COVID19 crisis?" foi também o tema do vídeo sobre o impacto da pandemia na escola, realizado pela FORAVE e partilhado durante a European Vocational Skills Week 2020.

Em outubro, milhares de escolas celebraram os #ERASMUSDAYS, uma iniciativa europeia destinada a promover o Programa ERASMUS+ em todo o mundo e a dar visibilidade às atividades organizadas pelos beneficiários do programa. Na FORAVE, a celebração aconteceu com a realização do evento online “Building bridges across Europe”, com parceiros da Polónia e Espanha, com uma exposição de fotos de mobilidades realizadas no ano letivo 2019/2020 e com a partilha de experiências por alunos que participaram em mobilidades em diversos países Europeus. Foi um dia de celebração e de valorização dos benefícios do programa ERASMUS+, numa verdadeira dinâmica europeia.

Novembro trouxe a notícia de um novo projeto aprovado. SHAPE the future teacher é o título do projeto que permitirá à FORAVE trabalhar com escolas profissionais de Espanha, Grécia, Itália e França com o objetivo de construir e aplicar, com recurso às TIC, unidades de formação de várias disciplinas, promovendo as S.T.E.M., o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras e de competências como a criatividade, o empreendedorismo, o pensamento crítico e o trabalho de equipa.

Simultaneamente, na FORAVE, os alunos e staff do GPI-Gabinete de Projetos Internacionais- realizavam os trabalhos dos restantes projetos europeus e reuniões de coordenadores europeus eram realizadas online para avaliar o progresso dos projetos e planear o trabalho ainda a realizar.

No primeiro workshop online do projeto Local solutions for global challenges, que pretende desenvolver nos alunos competências como o espírito empreendedor, a criatividade, a responsabilidade, a iniciativa e a capacidade de trabalhar em equipa, preparando-os para o real mundo do trabalho, trabalharam-se os temas Green Economy, Startups, Brands e Personal Branding com parceiros da Polónia, Espanha, Itália, Lituânia e Roménia.

Também o empreendedorismo, mais concretamente o empreendedorismo social, é o tema do projeto PlaNET SOEN 2.0, coordenado pela associação YUPI, cuja formação internacional sobre "Marketing Digital" decorreu, também em formato online, com a participação de alunos do Curso de Gestão e de parceiros da Polónia, Eslováquia e Eslovénia. Nesta formação, os alunos tiveram a possibilidade de interagir não só com outros alunos europeus, mas também com profissionais de várias empresas, o que lhes permitiu desenvolver novas competências nas áreas da criatividade, sustentabilidade e inovação.

No âmbito dos projetos ERASMUS+ Roadmap to Building a Caring and Respectful School Community” e “Friendship is IN, Cyberbullying is OUT!” e, em colaboração com a disciplina de Integração, realizaram-se três workshops online sobre a temática do Bullying. Dinamizados pela Casa da Juventude de V.N. Famalicão, os workshops abordaram várias questões relacionadas com o Bullying em contexto escolar e tiveram como objetivo alertar a comunidade escolar para o crescimento exponencial de comportamentos agressivos em meio escolar e capacitar os alunos para identificarem, denunciarem e ultrapassarem possíveis situações de Bullying.

No seguimento destes workshops e ainda no âmbito do projeto “Roadmap to Building a Caring and Respectful School Community”, realizou-se na FORAVE a ação de formação para alunos “This is a bully free zone: Anti-bully Ambassador” organizada em conjunto com os parceiros da Itália, Inglaterra, Grécia e Roménia. Através de exercícios de roleplay e da partilha de experiências, procurou-se dar ferramentas a um grupo de alunos que lhes permitam identificar e lidar com situações de Bullying em contexto escolar. Estes alunos, voluntários, integrarão, como Ambassadors, uma equipa “Say No to Bullying!” constituída por alunos e staff da escola, que desenvolverá ações de prevenção e combate a possíveis comportamentos de Bullying na escola.

Os trabalhos realizados para todos estes projetos podem ser consultados na página do Facebook “Forave Projetos Europeus” e no website da FORAVE.