Duas alunas finalistas do Curso Técnico de Gestão dinamizaram sessões de formação aos colegas da turma, relacionadas com os temas das suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), nos dias 20 e 23 de janeiro.

Uma das sessões, dinamizada por Daniela Albuquerque, esteve relacionada com a aplicação do método RULA (Papid Upper Limb Assesssment), utilizado em estudos Ergonómicos no posto de trabalho, para a identificação dos principais fatores que contribuem para o aparecimento das lesões dos membros superiores. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o método através da aplicação a um caso prático.

Da responsabilidade de Bruna Teixeira e auxiliada pela colega de turma Gabriela Macedo, a segunda sessão foi desenvolvida no âmbito de um estudo sobre O trabalho em equipa na H.O.M.E..Para realizar o levantamento de necessidades, a aluna utilizou a ferramenta Ishikawa, que permite chegar à causa raiz de um problema. A dinâmica foi realizada em grupos. Estes refletiram sobre o trabalho em equipa e problemas associados a este formato de aprendizagem. No final, todas as equipas partilharam os resultados. O próximo passo será identificar soluções para minimizar esses problemas.

A pertinência do tema vai ao encontro do grande objetivo do projeto H.O.M.E (High Standard Opportunities for Management Entrepreneurs), que valoriza o trabalho em equipa, como a grande estratégia para potenciar uma aprendizagem baseada na partilha e uma educação focada no desenvolvimento das relações humanas positivas e empáticas, na compreensão e gestão das emoções e na tomada autónoma de decisões responsáveis. Neste modelo, pretende-se que os alunos sejam os principais atores que terão de lidar com situações empresariais reais, sendo o professor o facilitador dessa aprendizagem autónoma.