Novembro e dezembro foram meses de intenso trabalho e debate europeu na FORAVE.

De 3 a 9 de novembro, seis alunos e duas professoras participaram, em Clacton-on-Sea, Inglaterra, no intercâmbio de alunos do projeto ERASMUS + “Roadmap to building a caring and respectful school community” onde, com colegas da Itália, Roménia, Grécia e Turquia, participaram em workshops e visitas relacionadas com o tema e onde se discutiram as políticas locais e nacionais para combater o bullying, tendo cada equipa estabelecido um plano de ação a ser proposto à direção das respetivas escolas.

A problemática do bullying, mais concretamente o cyberbullying, e as suas consequências no ambiente escolar e na vida dos alunos foi também o tema que levou, de 18 a 22 de novembro, três alunos e dois professores à cidade de Olomouc, na República Checa onde, com colegas da Turquia e Roménia, e no âmbito do projeto “ Friendship is in, Cyberbullying is out!”, se discutiram formas de prevenir e combater o cyberbullying nas escolas. Como resultado destas reuniões, e do plano de ação elaborado pelos alunos em Inglaterra, será criada na FORAVE, no 2º trimestre, uma equipa multidisciplinar, constituída por alunos e staff, que desenvolverão ações de prevenção e combate a possíveis comportamentos de bullying na escola.

A criação de um Entrepreneurial Lab (ELab), onde se trabalharão competências como o espírito empreendedor, a criatividade, a responsabilidade, a iniciativa e a capacidade de trabalhar em equipa dos alunos e onde se promoverá a colaboração com empresas locais, é o objetivo do projeto “Local solutions for global challenges”, que teve, de 24 a 30 de novembro, a sua reunião inicial em Palermo, Itália. Ao longo de dois anos, os alunos da FORAVE, e os alunos das escolas parceiras da Polónia, Roménia, Itália, Espanha e Lituânia, estabelecerão parcerias com empresas locais e, através da criação de duas empresas virtuais, participarão na promoção dos seus produtos a nível europeu.

O empreendedorismo, na sua vertente social, foi também o tema do encontro que levou três alunas e a psicóloga da FORAVE à Polónia, de 6 a 12 de dezembro, no âmbito do projeto PlaNET SOEN, desenvolvido em cooperação com a YUPI e organizações da Eslovénia, Polónia e Eslováquia. Durante seis dias, as alunas da Forave participaram em diversas atividades e workshops, tendo tido a oportunidade de desenvolver novas competências nas áreas da criatividade, sustentabilidade e a inovação.

A problemática da atração de alunos do género feminino para o ensino profissional foi também um dos temas debatidos pela FORAVE em reuniões Europeias. De 10 a 15 de novembro, duas professoras participaram na reunião inicial do projeto “5Gs4STEM- Guiding Girls to STEM for Grappling Gender Gap” onde, com escolas da Polónia, Espanha, Grécia e Turquia, se discutiu escassez de alunos do género feminino nas áreas técnicas do ensino, e se estudaram estratégias e delinearam unidades de formação para atrair mais jovens do género feminino para a área de estudos STEM (Science, technology, engineering and mathematics). Também a temática da empregabilidade dos nossos alunos e a sua formação para o mundo de trabalho atual esteve em discussão com parceiros da Noruega, Itália, Espanha e Grécia na reunião do projeto “The future of the jobs vs the jobs of the future” que decorreu, de 9 a 13 de dezembro, no centro de formação Nyíregyháza Zarkképzési Centrum, na Hungria.

A participação de cinco alunos no intercâmbio do projeto “Abuse of New Electronic Devices”, em Bari, Itália, encerrou as mobilidades de alunos do 1º trimestre. Com parceiros de escolas da Roménia e da Turquia discutiu-se a utilização excessiva de materiais valiosos no fabrico de aparelhos eletrónicos, realizaram-se workshops relacionados com o tema e planearam-se as atividades a realizar nos próximos intercâmbios.

Os trabalhos realizados para todos estes projetos podem ser consultados na página do Facebook “Forave Projetos Europeus” e no website da FORAVE (http://www.forave.pt/).