Na Forave, treina-se o pensamento criativo em várias disciplinas, dando espaço à sugestão e partilha de ideias, apoiando a concretização das mesmas e valorizando as iniciativas e as ações, quebrando, assim, o medo de ousar e empreender. O ensino pela descoberta torna o aluno arrojado e seguro da direção e dos caminhos que quer traçar.

Os alunos da FORAVE desenvolvem muitas atividades, que lhes permitem ampliar o conhecimento do mundo, a troca de experiências e desenvolver o espírito crítico. Estrategicamente, são proporcionadas oportunidades para que os alunos procurem mais informação, com mais entusiasmo, movidos pela ânsia de descobrir, aprender e partilhar conhecimento com os que interagem com eles.

Para que a aprendizagem seja feita em contextos muito próximos da vida real, no curso de GESTÃO, especializado no Planeamento da Produção, oferta única na Rede de Educação e Formação de Vila Nova de Famalicão (somos uma região altamente industrializada e um concelho líder nas exportações), é implementada a metodologia de criação de mini empresas e a abordagem das matérias baseia-se na pesquisa, experimentação, na prática simulada e nas dinâmicas de role play. Esta estratégia de trabalho em equipa permite, também, a preparação dos alunos para participarem em concursos nacionais e internacionais de empreendedorismo e promove o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de comunicação, a confiança e a partilha, tornando-os mais competitivos.

Este espírito valeu-lhes o 1º lugar no Concurso Intermunicipal - Escolas Empreendedoras IN.Ave com a equipa "Lovely Comfort", cujo prémio consiste na entrada no "Websummit", em Lisboa, para todos os membros da equipa, e onde se irá ouvir falar dos grandes desafios que a indústria encara atualmente.

Desde 2013, que o curso de Gestão prepara equipas para as competições de empreendedorismo do programa “A Empresa” da Junior Achievement Portugal e, mais uma vez, a FORAVE conseguiu passar à segunda fase da “Feira Ilimitada”, onde estão representadas as melhores equipas da região Norte em competição. Este ano, a mini empresa selecionada, “Save the Environment” vai apresentar o produto “Bottle Shredder”. A equipa multidisciplinar é composta por duas alunas do Curso de Gestão que prepararam a campanha de Marketing e o Estudo de viabilidade económico-financeira e um aluno do curso de Manutenção Industrial que desenvolveu o protótipo.

Nestes concursos, é desenvolvido nos alunos o poder de argumentação, tendo a oportunidade de defender as suas ideias, quer na sua língua materna, quer em inglês, na preparação dos pitches e das entrevistas.

Esta ligação entre cursos é uma outra estratégia que a Forave tem vindo a desenvolver nos últimos anos e que se tem revelado uma forma de criação de valor, quer para os alunos, quer para a escola e para as empresas. Na última fase do curso, no momento em que os alunos devem pôr à prova a sua determinação e o seu empenho, bem como todo o saber técnico, têm-se criado várias sinergias entre os cursos de Gestão, Manutenção Industrial e Transformação de Polímeros, cujo resultado são Provas de Aptidão Profissional que espelham a comunicação entre vários saberes técnicos. Exemplo concreto desta transversalidade é o projeto desenvolvido em parceria com nove alunos do curso de Mestrado Integrado de Engenharia Industrial da Universidade do Minho, um desafio proposto pelo departamento de Engenharia Industrial da empresa Continental – Indústria Têxtil do Ave (CITA), cujo objetivo estava relacionado com o desenvolvimento de um protótipo de um Raspador e de um Alinhador que contribuísse para a eliminação de desperdício na máquina de impregnação de tecido, Single End.

Também a Remoção Automática de Rolos do Tear foi um desafio que a empresa C-ITA, Continental Indústria Têxtil do Ave, lançou à FORAVE e que acabou por ser integrado no âmbito da PAP, envolvendo uma equipa multidisciplinar.

A empresa identificara há muitos anos um problema no método de retirar e de transportar os rolos de tecido em verde para a impregnação e que tem várias consequências: ergonómicos, de segurança e de desperdícios relacionados com o número excessivo de processos, com as esperas e com o transporte dos rolos.

A Inovação deste projeto está relacionada com a solução encontrada, para um problema que a empresa estava a tentar solucionar há anos, com a participação de uma equipa multidisciplinar, que juntou sinergias para criar a solução ideal. A partilha de conhecimentos entre os cursos de Gestão e Manutenção Industrial foi uma mais valia para o projeto, que obteve o 2º lugar no Concurso “O meu projeto é empreendedor”, dinamizado pela Câmara Municipal de V.N. Famalicão.