Após a interrupção das mobilidades ERASMUS+ devido à Pandemia Covid19, a FORAVE regressou em pleno às mobilidades europeias de staff e alunos e foi um verdadeiro primeiro trimestre europeu o que se viveu na escola.

Em setembro, e ainda antes do início do ano letivo, duas professoras participaram, na Grécia, na reunião do projeto “Shape the future teacher”. Com parceiros de escolas de Espanha, Itália, França e Grécia, a equipa da FORAVE discutiu e avaliou os trabalhos já realizados, teve formação no learning scenario “Teaching Programming with Game Creation for Mobile Devices” e programou as atividades a realizar com os alunos.

Durante a primeira semana de aulas, a FORAVE acolheu um professor espanhol da escola IES 12 de Outubro, de Ourense, que num período de Job Shadowing, participou nas atividades da semana de integração dos novos alunos e em aulas técnicas das áreas de mecânica, automação e mecatrónica. Para ter uma perspetiva do tecido empresarial do concelho, o professor espanhol foi recebido pelos responsáveis do MadeIn Famalicão e visitou as empresas AF Azevedos, Moldamirco, Inapal Metal e Caixiave.

Formar jovens cada vez mais tolerantes e com uma maior consciência intercultural e europeia, permitir a cooperação e a partilha de boas práticas e de práticas pedagógicas, a nível europeu, entre sistemas de ensino e de formação, e possibilitar o aperfeiçoamento de conhecimentos, competências e qualificações técnicas, facilitando a empregabilidade e a participação no mercado de trabalho europeu são os grandes objetivos que têm motivado a FORAVE a manter uma atividade e uma presença regular na Europa e nos programas ERASMUS +. Desta forma, 29 alunos das turmas finalistas de Eletrónica, Automação e Comando e Manutenção Industrial participaram num período de formação na escola croata Elektrostrojarska škola iz Varaždina. Durante 10 dias, alunos e professores da FORAVE participaram em aulas técnicas, visitas de estudo a empresas e workshops relacionados com a preparação para a entrada no mundo do trabalho. Houve ainda tempo para visitas culturais à cidade de Varazdin e à capital, Zagreb.

A problemática da integração no mundo de trabalho e as profissões do futuro são um tema de grande relevância e interesse para a FORAVE pelo seu foco na formação de perfis adequados aos desafios globais da indústria. No mês de outubro, duas colaboradoras da FORAVE participaram, em Espanha, na reunião do projeto “The Future of the Jobs Vs The Jobs of the Future” durante a qual, com escolas da Grécia, Itália, Hungria, Noruega e Itália, tiveram a oportunidade de participar em sessões de reflexão e discussão sobre o tema e em visitas de estudo a parceiros da escola IES Ribalta, em Valência.

O papel das mulheres na construção de uma sociedade democrata é o tema do projeto ERASMUS + “Strong and Brave Women in European Democracy” que levou, ainda em outubro, dez alunos e dois professores a Leszno, na Polónia. Durante uma semana, e com parceiros da Turquia, a equipa da FORAVE teve a oportunidade de refletir e discutir sobre este tema ainda tão pertinente na sociedade e de conhecer novas pessoas e novas culturas, desenvolvendo competências de trabalho em grupo, de cooperação, de comunicação e de tolerância. Para além da apresentação dos trabalhos realizados, os alunos e professores da FORAVE participaram em workshops sobre motivação, comunicação e defesa pessoal, em visitas de estudo relacionadas com o tema e em workshops onde se discutiu a luta pelos direitos da mulher e as desigualdades das quais uma grande maioria ainda padece.

Ainda relacionado com a temática das mulheres na sociedade atual, a FORAVE participou, de 27 a 29 de outubro, na última reunião do projeto ERASMUS + “WATTinSTEaM -Women as Trainers/Teachers in Science, Technology, Engineering (arts) and Mathematics”, na cidade de Bree, na Bélgica. Com os parceiros Europeus de Itália, Finlândia, Holanda, Alemanha e Bélgica, a equipa da FORAVE participou na reunião de partilha e debate sobre a escassez de professores do género feminino nas áreas técnicas do ensino técnico e profissional, nomeadamente para a área de estudos STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

O mês de outubro encerrou com a participação de cinco alunos e dois professores na reunião do projeto “Local solutions for global challenges” que teve lugar na cidade de Vilnius, Lituânia. A reunião contou com a presença de escolas da Polónia, Espanha, Itália e Roménia e constituiu um momento de partilha relativo ao impacto da pandemia Covid19 em modelos de negócios locais. A forma como cada região conseguiu minimizar os efeitos negativos da pandemia foi apresentada pelas diferentes escolas e servirá de base a propostas de soluções inovadoras a apresentar no próximo encontro. Para além de participarem em diversos workshops e visitas a empresas locais, a equipa da FORAVE fez uma visita ao Museu da Moeda e ao Parlamento da Lituânia, tendo aqui os jovens sido alertados para os valores da liberdade e democracia, que merecem a nossa constante vigilância e defesa.

Novembro iniciou-se com a reunião do projeto “We R Open - An educational approach for digital upskilling of Teaching, Managerial and Administrative staff of VET Schools” na FORAVE. Parceiros de escolas profissionais e entidades de formação de Itália, Espanha, Grécia e Chipre reuniram, sob a coordenação da FORAVE, para desenvolver um conjunto de ferramentas online que permitirão apoiar as instituições de ensino/ formação profissional no seu processo de digitalização e desenvolver ações e programas necessários ao staff docente e administrativo no seu esforço de requalificação de competências digitais e comunicacionais, para fazerem face a novos desafios.

A segunda reunião do projeto “Shape the future teacher” teve lugar na escola Colegio Ntra. Sra. De Monte-Sión, em Valência, em Novembro. A FORAVE foi representada por três professores que participaram nas formações dos learning scenarios sobre impressão 3D, realidade virtual e realidade aumentada e que partilharam com os parceiros das escolas de Itália, França e Grécia, o programa da reunião a realizar na FORAVE em março de 2022.

De 22 a 26 de Novembro, a FORAVE recebeu parceiros de Itália, da Roménia e da Turquia para darem continuidade aos trabalhos do projeto “Abuse of New Electronic Devices” e debaterem o uso excessivo, e as suas consequências ambientais e sociais, de aparelhos eletrónicos. Alunos e professores das escolas parceiras discutiram a utilização excessiva de materiais valiosos no fabrico de aparelhos eletrónicos, partilharam os trabalhos realizados nas suas escolas e planearam as atividades a realizar nos próximos intercâmbios. Ainda no âmbito do projeto, todos os participantes assistiram a uma palestra dinamizada pela “Weeecycle–Associação de Produtores de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos” sobre a triagem e reciclagem destes equipamentos, alertando para a necessidade de reduzir o impacto global da produção de desperdícios e para uma maior consciencialização ambiental. Na semana de trabalho europeu, os participantes tiveram ainda a oportunidade de realizar uma visita à cidade de Guimarães e ao Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado.

O primeiro trimestre encerrou com a participação de três colaboradoras na terceira reunião do projeto internacional "The Future of the Jobs vs the Jobs of the Future”, realizada na Second Vocational School de Chania, na ilha de Creta. Com os parceiros de escolas da Hungria, Itália e Espanha, a equipa da FORAVE participou em conferência e workshops sobre o Sistema Educativo da Grécia, o modelo educativo da escola de Chania e a visão de alguns empresários sobre o programa de aprendizagem dos alunos, as competências que adquirem, os estágios e as oportunidades de emprego.