A pandemia Covid19 e o conflito na Ucrânia marcaram o 2º trimestre, mas, apesar de alguns imprevistos e ajustes, as mobilidades europeias de staff e alunos continuaram a marcar a vida da comunidade escolar.

O trimestre iniciou-se com a Blended Mobility do projeto Hybrid Learning Lab for Industry 4.0 Mechatronics, durante a qual a equipa da FORAVE trabalhou online com parceiros de escolas profissionais da Croácia, Estónia e Polónia. Coordenado pela escola croata Electromechanical School Varaždin, parceiro da FORAVE há vários anos, este novo projeto tem como objetivo tentar alinhar o ensino profissional, no domínio da mecatrónica, com as necessidades do mercado de trabalho no contexto da indústria 4.0. O rápido progresso tecnológico e digital exige cada vez mais a aquisição de novas aptidões e competências pelo que o projeto procurará desenvolver nos alunos as competências-chave necessárias para a sua participação ativa no mercado de trabalho. No início do mês de abril, foi já possível realizar uma reunião presencial das equipas e a FORAVE acolheu quinze professores e diretores das escolas profissionais parceiras para uma atividade de Staff Training durante a qual os parceiros tiveram a oportunidade de participar em palestras pelas empresas Continental Mabor e ESI - Engenharia, Soluções e Inovação, e de visitar a empresa CITA e o INESC TEC - Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science, no Porto.

A FORAVE acolheu, neste trimestre, várias outras reuniões com parceiros europeus. “Local solutions for global challenges” foi o projeto que, ainda em janeiro, trouxe à FORAVE alunos e professores de escolas da Lituânia, Polónia, Espanha, Itália e Roménia que participaram em diversos workshops relacionados com a criação das suas empresas virtuais e assistiram a uma palestra, sobre empreendedorismo e criação de negócios, no Famalicão Made IN. Por sua vez, o projeto Guiding Girls to STEM for Grappling Gender Gap, que tem como objetivo a captação de alunas para os cursos STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e a consequente presença de um maior número de trabalhadores do género feminino nas empresas, trouxe vinte e duas alunas, de escolas da Espanha, Itália, Grécia, Polónia e Turquia, à FORAVE durante uma semana. Workshops sobre programação, robótica e impressão 3D, palestras com role models femininos e uma visita ao CeNTI - Centre for Nanotechnology and Smart Materials foram organizados pela FORAVE, no sentido de desmistificar o papel das mulheres no mundo do trabalho, tentando acabar com o estereótipo de que existem trabalhos para homens e outros para mulheres. Ainda no âmbito deste projeto, dez alunas da FORAVE participaram em reuniões semelhantes na Polónia e na Grécia.

A Turquia foi o país de destino das equipas da FORAVE que participaram em reuniões dos projetos Abuse of New Electronic Devices e “Strong and Brave Women in European Democracy". Na cidade de Kirikkale, com parceiros da Itália, Roménia e da Turquia, alunos e professores da FORAVE deram continuidade aos trabalhos do projeto e debateram o uso excessivo, e as suas consequências ambientais e sociais, de aparelhos eletrónicos. Alunos e professores das escolas parceiras discutiram a utilização excessiva de materiais valiosos no fabrico de aparelhos eletrónicos, partilharam os trabalhos realizados nas suas escolas e planearam as atividades a realizar nos próximos intercâmbios. Por sua vez, na cidade de Denizli, debateu-se o papel das mulheres na construção de uma sociedade mais democrata. Para além da apresentação dos trabalhos realizados, os alunos e professores da FORAVE participaram em visitas de estudo relacionadas com o tema e em workshops onde se discutiu a luta pelos direitos da mulher.

A problemática da integração no mundo de trabalho e as profissões do futuro são o tema do projeto The Future of the Jobs Vs The Jobs of the Future que levou três elementos do staff à cidade italiana de Mazzarino e que reuniu na FORAVE, já no mês de março, professores e diretores de escolas da Grécia, Itália, Hungria, Noruega e Espanha, onde para além da oportunidade de participarem em sessões de reflexão e discussão sobre o tema, e de partilharem boas práticas subordinadas ao tema Development of projects with companies and higher education and institutions, realizaram visitas ao Famalicão Made IN, ao CeNTI - Centre for Nanotechnology and Smart Materials e à empresa LEICA. A formação de perfis adequados aos desafios globais da indústria e o desenvolvimento de percursos de carreira adequados às mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, decorrentes da Digitalização e da Economia Verde, são o foco do projeto Career Pathways, que levou elementos do staff da FORAVE à reunião de trabalho com parceiros da Espanha e da Grécia realizada em Braga, na TecMinho, organização coordenadora do projeto.

Procurando preparar-se para os grandes desafios da transição para o Plano Digital, a FORAVE participa no projeto Shape the future teacher que possibilitará ao staff docente melhorar as suas competências pedagógicas e digitais com base em atividades de formação e de partilha com parceiros de escolas e entidades de formação da Espanha, Itália, França e Grécia. Na reunião realizada em Lousado, os professores da FORAVE partilharam os módulos, criados no âmbito do tema “Empreendedorismo Social”, com os parceiros europeus aos quais deram formação técnica em plataformas digitais. Todos os parceiros tiveram ainda a oportunidade de participar numa visita ao Famalicão Made IN e em workshops dinamizados pela CLDS 4G Comunidades Incubadoras e por Marco Bento, um expert em inovação pedagógica.

O primeiro trimestre encerrou com o acolhimento de quatro alunos espanhóis que realizarão os seus estágios, acompanhados pela FORAVE, nas empresas Macominho e Clínica OrtoBrito, e na Casa da Juventude Vila Nova de Famalicão.