O apoio prestado pelo SPO, na FORAVE, começa antes de os alunos escolherem os cursos e até a escola, continua durante o percurso escolar e acaba já depois de os alunos terem concluído os seus cursos no apoio para prosseguimento de estudos ou para a procura do primeiro emprego.

Escolher é, aliás, um verbo português que deriva do latim “legere”, que, quando associado ao prefixo “inter” resulta no verbo “interllegere” que, curiosamente significa “escolher entre (várias opções)”. Então, o inteligente é aquele que sabe escolher, que sabe discernir…” e a inteligência é essa capacidade de escolha, de discernimento.

No entanto, essa capacidade autónoma não se encontra consolidada em muitos dos jovens adolescentes. Muitos há que permanecem indecisos e temerosos por terem que arriscar novos voos e enfrentar desafios. A incapacidade na ajuda contamina também as famílias por compreenderem que se trata de uma decisão individual e que poderá ditar o futuro de cada um, que não querem influenciar.  

Este processo renova-se, quando, após três anos de ensino secundário, se torna necessário tornar a escolher o caminho entre o prosseguimento de estudos ou o início da vida laboral.

É neste contexto que se torna determinante o papel Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional – SPO no apoio a jovens e famílias, ajudando-os a perspetivar as várias possibilidades, a refletir e a alargar o conhecimento de si próprios, das suas motivações e aspirações.

Neste ano, apesar de particularmente difícil pelos constrangimentos criados pela pandemia, este apoio não esmoreceu, tendo sido até intensificado. Os 30 Anos de experiência na orientação e formação profissional de jovens permitiram à FORAVE transitar para o plano digital, de forma a garantir todo o apoio aos alunos nesta importante fase de tomada de decisão.

Logo em novembro, iniciaram-se várias sessões de Orientação Vocacional com os Encarregados de Educação dos alunos finalistas dos Cursos Profissionais, às quais se seguiram vários atendimentos individuais a alunos para apoio ao Acesso ao Ensino Superior.

Ao longo do ano, em parceria com o CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social Quarta Geração) Comunidades Incubadoras, de Vila Nova de Famalicão, foram realizadas várias ações cujas temáticas se relacionaram com o emprego, empreendedorismo, formação e qualificação de jovens e adultos sob o lema “desenhar e construir o futuro juntos”.

A AEBA (Associação Empresarial do Baixo Ave) dinamizou uma sessão dirigida aos alunos finalistas no âmbito da Orientação para a Carreira.

O Projeto Engenheiras por um Dia, do qual a FORAVE é já parceira, de iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, que promove junto dos estudantes de ensino não superior a opção pelas Engenharias e pelas Tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos, deu a oportunidade às alunas da FORAVE de participarem no webinar “ O teu Futuro – Que Profissão Escolher?” e de celebrar o Dia Internacional das Jovens Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação com o webinar “Girls in ICT Day”, com o objetivo de aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreiras em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Informática.

A Universidade Lusíada em associação com a Ordem dos Engenheiros organizou uma sessão de esclarecimento sobre a “Ordem dos Engenheiros e a Profissão de Engenheiro”, à qual assistiram os alunos finalistas dos Cursos Profissionais.

A Rede Local de Educação e Formação dinamizou webinars para Encarregados de Educação, professores e alunos finalistas subordinados ao tema “Os Jovens e o Futuro do Emprego”, do mesmo modo que, em associação com Instituições de Ensino Superior e Pós-Secundário, disponibilizou Mostras Virtuais orientadas para os alunos do 12º ano, nas quais se pretendeu promover a apresentação da oferta formativa e a realização de contactos diretos entre os alunos e as entidades formadoras.

Já o plano de ação do SPO da FORAVE, orientado para as turmas em funcionamento do Ensino Básico de Eletromecânico de Manutenção Industrial e de Operador de Distribuição continua a decorrer, mas iniciou-se com sessões de orientação vocacional, sessões de esclarecimento, testemunhos de alumni, workshops, mostras educativas virtuais e webinars.

Para que a escolha do melhor caminho seja tomada de modo consciente e inteligente, a FORAVE sabe que tem de dotar os alunos em transição de ciclo de informação que lhes permita compreender o curso que melhor se adequa aos seus interesses e realizações.

É com esta equipa que podem contar os alunos que nos pretendam visitar.

Neste momento, a FORAVE acompanha todos os interessados na nossa oferta formativa em visitas personalizadas à escola. Para o próximo ano letivo, teremos os Cursos de Gestão da Produção, de Transformação de Polímeros, de Eletrónica, Automação e Comando, de Manutenção Industrial e de Mecatrónica Industrial. Qualquer um destes cursos responde a uma média global de empregabilidade acima dos 85%, mas traça também um caminho sólido a todos os jovens que procuram formação superior nas Engenharias.

Faça-nos uma visita em forave.pt; #foraveescola ou nas nossas instalações em Lousado, Vila Nova de Famalicão.

Carla Lourinho | Diretora Pedagógica Escola Profissional FORAVE