se não consegue visualizar corretamente esta página, clique aqui.

Decorridos 14 meses, após tornar público que a FORAVE iria abrir um novo curso para responder às solicitações das empresas na área dos polímeros, sentimos uma enorme satisfação e o dever de informar da chegada às Instalações técnicas da Escola de uma InjetoraFerromatik, graciosamente cedida à FORAVE pela empresa Celoplás, com o objetivo de proporcionar as condições necessárias à formação, na área da injeção.

João Cortez, Administrador da empresa Celoplás S.A., acreditou desde o primeiro momento neste projeto e na importância que o mesmo assumiria para a indústria do setor e disponibilizou-se para apoiar a FORAVE na missão de formar Técnicos de Transformação de Polímeros, com competências e perfis profissionais adequados às empresas. . A sua colaboração tem sido sistemática, pertinente e extremamente importante para a implementação do curso. João Cortez, para além das funções empresariais que exerce, é também Presidente da Direção da delegação Norte da APIP Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos e Presidente do PIEP - Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, o que lhe permite reunir um conjunto de sinergias fundamentais para promover este curso no meio empresarial e exigir à FORAVE, uma formação de qualidade, compatível com a exigência técnica dos processos de transformação de polímeros.

“ (...) cumpre-me cumprimentar a Forave, pela iniciativa em criar mais uma oferta formativa para os jovens e para as empresas Industriais, com o novo Curso Profissional de Transformação de Polímeros. As minhas responsabilidades profissionais obrigam-me, no caso específico, a ser muito rigoroso, quer na análise da iniciativa, quer no eventual apoio que possa dar à FORAVE, no que concerne ao correto esclarecimento da necessidade deste tipo de formação, na avaliação dos conteúdos programáticos da qualificação global dos jovens técnicos exigidos pelas Empresas Portuguesas do setor de Transformação de Materiais Plásticos.” - João Cortez edição nº16 da revista Saber &Fazer (Setembro 2014)



Em Novembro, a FORAVE realizou as Primeiras Jornadas de Polímeros que reuniram os parceiros e agentes envolvidos na implementação do curso: empresas, associações, entidades de formação e investigação, colaboradores da FORAVE, bem como os seus destinatários - os alunos e os respetivos encarregados de educação com o objetivo de estreitar laços, promover a cooperação entre todos e debater o futuro do curso.

Tendo consciência que a formação técnica do curso deve estar o mais próximo possível da realidade, a FORAVE concretizou, ao longo deste primeiro ano de formação do Curso de Polímeros, um conjunto de iniciativas no sentido de proporcionar aos alunos a visualização e aprendizagem dos processos in loco, Interligando a teoria e prática, a escola e a realidade empresarial.

Proporcionou-se o contacto dos alunos com os vários equipamentos e métodos de processamento, as diferentes matérias-primas, os moldes, a gestão e organização das empresas. Foram realizadas sessões de formação em contexto industrial e as empresas vieram à Escola para promover aulas/palestra aos alunos. As várias iniciativas realizadas ao longo do ano lectivo, revelaram-se estratégias de estímulo emotivação, permitindo a descoberta do universo fascinante da prática e a fruição da tecnologia.

Até ao final do ano letivo será feito o arranque da máquina de injeção no laboratório de polímeros da Escola para que os docentes do curso recebam formação com o apoio da equipa técnica da Celoplás.

A prematura procura dos técnicos de polímeros que tem chegado à FORAVE, através de ofertas de estágio e emprego, valida a pertinência deste projecto e reforça a confiança no futuro que se revela promissor em termos de empregabilidade para os futuros diplomados.

Manuela Guimarães | Diretora Pedagógica FORAVE

Escola Profissional Forave
Quinta da Serra Apartado 5032 | 4760-683 - Lousado
tel.+351 252 416670/713 | fax.+351 252 416787
{unsubscribe} cancelar subscrição {/unsubscribe}